Hatsumi Masaaki

Hatsumi Yoshiaki nasceu no dia 2 de Dezembro de 1931, na cidade de Noda, no Japão. Mais tarde mudou o seu primeiro nome para Masaaki.
Iniciou o seu estudo de artes marciais pelo Kendô, quando tinha sete anos. Pouco depois, começou também a estudar Judô e Karate.

Durante a sua juventude, para além de ter sido capitão da equipa de futebol da sua escola, foi também ginasta e praticante de boxe. Dança e artes teatrais foram outras das suas paixões, tendo mesmo continuado o seu estudo nos primeiros anos de Faculdade.

Enquanto cursava medicina (tradicional japonesa) continuou e aprofundou os seus estudos do Budô. Na sua procura incessante por uma verdadeira arte guerreira, estudou Kobudô com um instrutor que acabaria por apresenta-lo, quando tinha 26 anos, ao seu verdadeiro e único mestre, Takamatsu Sensei, com quem estudou durante 15 anos. Quando Takamatsu Sensei faleceu, em 1972 com 84 anos, tinha já anunciado que Hatsumi Sensei seria o único herdeiro e próximo Soke das nove escolas.


Para além de ser Soke das nove escolas que formam a Bujinkan e portanto, reconhecido como um grande mestre das artes marciais (é considerado no Japão como um tesouro nacional vivo), Hatsumi Sensei é também internacionalmente conhecido como escritor, poeta, e pintor de grande talento.


Bujinkan