Artigos > Amatsu Tatara: A linhagem de transmissão

Amatsu Tatara: A linhagem de transmissão

Os clans das famílias originais a manter os ensinamentos de Amatsu Tatara são as:

A transmissão destas doutrinas secretas e ensinamentos foi levado a cabo em sete escolas de marciais tradicionais. Elas são:

Destas sete, apenas três deles tiveram ligação direta com o desenvolvimento da Kukishin Ryu. Elas são a Fudo Ryu Taijutsu, Minamoto Ryu Dakenjutsu e a Fujiwara Uona Ryu Taijutsu.

De acordo com Sensei Takamatsu Toshitsugu ele é o 21º em linha, na sua linhagem de Amatsu Tatara, da Kuki Yagoro Sumitaka (九鬼弥五郎澄隆), a 8ª geração da familia Kuki. Na sua linhagem, alguns dos nomes mais proeminentes que aparecem são:

Alguns aspetos importantes que quero fazer sobre Sensei Takamatsu e o seu relacionamento com a familia Kuki. Ele era no seu próprio direito o grande mestre da Kukishin Ryu, sendo a unica pessoa a receber o Menkyo Kaiden directamente de Sensei Ishitani.

O jovem Takamatsu abriu um dojo na fabrica do seu pai para que Sensei Ishitani o ensina-se a ele e a mais um praticante que apareceu mais tarde mesmo antes da morte do sensei Ishitani, de seu nome Iwami Nangaku. Iwami eventualmente tornou-se o soke da Kukishin Ryu sob a autorização da família Kuki. Teremos que perceber o que ocorreu e porque é que a família Kuki escolheu outra pessoa?

Não aconteceu assim.

A 10 de abril do 3º ano de período Showa(1928), Sensei Takamatsu anunciou à família Kuki que iria sair a organização de artes marciais da família e restruturar a (Shinden) Fudo Ryu Taijutsu, Takagi Yoshin Ryu Dakenjujutsu e a Kukishin Ryu Jujutsu para criar o seu próprio ramo da Kukishin Ryu chamado “Hontai Kukishin Ryu Chosui-Ha” (本体九鬼神流澄水派).

Mais tarde, a 15 de Maio do ano do period Showa (1950), ele escreveu à família Kuki de novo e declarou que queria chamar à sua linhagem de Kukishin Ryu pelo nome de “Kutai Kishinto Ryu Chosui-Ha” (本体九鬼神流澄水派). A razão para este pedido, ele escreveu, foi que o taijutsu original e ancestral da Kukishin Ryu não estava adequado para competir com o mais popular sistema de judo Kodokan que estava a desiminar-se pelo Japão. Por essa razão, ao original Kukishin Ryu taijutsu ele queria acrescentar mais competências de pancadas vindas dos estilos de Karate (唐手) e Kento (拳当) da sua família.
(a minha assunção aqui é que estas artes de Karate e Kento são a Gyokko Ryu e Koto Ryu)

Então, conseguimos ver claramente que Sensei Takamatsu não estava satisfeito com a forma que estavam a gerir a arte marcial e a desenvolve-la para o mundo moderno. Isto levou que tenha seguido o seu próprio caminho e mais tarde a aceitar sensei Hatsumi como o seu ultimo e favorito aluno. Hoje na Bujinkan praticamos estas Ryu como Soke Hatsumi decide as apresentar ao mundo no formato de Happo Biken Jutsu (八法秘剣術).

Uma ultima coisa que queria acrescentar às pessoas que continuam a pensar que Sensei Takamatsu fabricou ou “criou” a Gyokko Ryu, Koto Ryu e Togakure Ryu…

Porque iniciar com a premissa que Sensei Takamatsu era mentiroso?

No Amatsu Tatara, de que Sensei Takamatsu é sem duvida nenhuma o mestre superior do seu tempo (mesmo a família Kuki admite isto), lista a Asuka Ryu Ninjutsu como uma das sete escolas de Amatsu Tatara na qual era praticada.

Não seria mais simples para ele declarar a linhagem desta escola de ninjútsu? Porque razão ir por toda a dificuldade de criar algo novo se ele já tinha autorização para se identificar como um mestre de Amatsu Tatara Ninjutsu?

Duvido muito que tenha inventado o quer que seja. Posivelmente uma restruturação grande talvez mas definitivamente nenhuma necessidade para recriar algo de que ele já detinha a legitimidade desde o inicio.

Espero que este artigo e os dois diagramas que criei ajudem a alguns de vós a compreender a história de Amatsu Tatara um pouco melhor.

Inclui igualmente duas paginas do Kukishinden Zensho publicado pela família Kuki. Esta foto inclui praticamente tudo o que referi acima por isso não pode ser dito que é apenas a minha opinião.

Obrigado e melhores cumprimentos a todos os meus amigos na Bujinkan!

Sean Askew
Bujinkan Kokusai Renkoumyo
9/27/2017

Autor: Sean Askew - Bujinkan Kokusai Renkoumyo

Artigo original: Aqui

Agradeço ao Sean o artigo escrito e a autorização para a sua tradução para Português.

Authour: Sean Askew - Bujinkan Kokusai Renkoumyo

Original article: Here

Thank you Sean for the article and allowing us to translate it into Portuguese.

Henrique Narciso - Bujinkan Tsuru Dojo

Deixe um comentário: